História


HISTÓRIA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RUY BARBOSA


           Aos 05 de novembro de 1949, dia em que o Brasil festejava o centenário de nascimento do ilustre brasileiro Rui Barbosa, um grupo de timboenses, liderados pelo prefeito Sr. Mário Luiz Schuster, reuniram-se no prédio da antiga prefeitura de Timbó com o objetivo de fundar um ginásio nesta cidade.
A idéia partiu do professor Urbano Bertoldi que com o apoio do prefeito, comunicou-se com Gelindo Sebastião Buzzi, a fim de que juntos, dessem início ao projeto de fundação do Ginásio Ruy Barbosa.
No início de 1950, os dois futuros professores começaram a preparar os alunos para os exames de admissão, que naquela época eram necessários para ingressar no ginásio. Eram 24 jovens arrebanhados de casa em casa. 
Fora combinado que o novo ginásio funcionaria na antiga escola alemã, que estava abandonada. Como não havia condições mínimas de funcionamento, as aulas preparatórias foram dadas nas mesas e bancos para churrasco, debaixo das copas dos ciprestes no campo de futebol do clube União, ao lado do prédio cedido ao ginásio.
 No ano seguinte, 1951, a procura por alunos estendeu-se para a vizinha cidade de Indaial e o número de alunos chegou a 52.
A Lei Nº 3.563 de 11 de dezembro de 1964 estadualizou a escola que passou a denominar-se Ginásio Estadual Secundário Ruy Barbosa.
 Além de estadualizar, outra luta seria a de construir um novo prédio para o ginásio. Em 29 de maio de 1967 formou-se uma comissão pró-construção do ginásio novo. Esta comissão recebeu orientação de que o primeiro passo seria conseguir um terreno e doá-lo ao estado. Os dois professores, Urbano e Gelindo, resolvem vender, por preços especiais, a área de 10700,00m² que possuíam. O pagamento foi feito parte pela prefeitura de Timbó e o restante com recursos conseguidos através de uma tômbola popular. Fez-se então a doação do terreno ao estado. Esta área foi ampliada no ano de 1980 com a aquisição de mais dois terrenos vizinhos. O primeiro de propriedade do Sr. Mário Luiz Schuster com 2461,30m² foi comprado pela prefeitura e doado ao estado. O segundo, da Sra. Illa Ittner, com 2176,00m² foi adquirido pelo governo do estado.
 No dia 25 de novembro de 1968, foi feito o lançamento da pedra fundamental do novo ginásio, na presença do Governador Ivo Silveira, autoridades, professores, alunos e povo. Ao final do mesmo ano, iniciaram-se as obras. Como 1969 era o ano do centenário da colonização de Timbó, a construção da nova escola foi acelerada a fim de inaugurar a obra neste ano de grandes comemorações.
Em 04 de outubro de 1969, data em que se deu o início das comemorações do centenário, um desfile festivo encerrou-se no pátio da nova escola, na Rua Recife 293 e com grande entusiasmo, autoridades de todos os escalões, professores, alunos, ao som de vários oradores, mormente o do governador e do diretor Buzzi, foi inaugurado o novo prédio.
            O Ginásio Estadual Secundário Ruy Barbosa ocupou as novas instalações ao iniciar o ano letivo de 1970. Para o novo prédio, transferiu-se também a Escola Normal Ruy Barbosa que a partir de 01 de março foi estadualizada e passou a denominar-se Colégio Normal Ruy Barbosa, pelo Decreto Nº 9031 de 07 de maio de 1970.
            O ano 2000 entrou para a história com a inauguração do Ginásio de Esportes Gelindo Sebastião Buzzi.
            Atualmente, dos 15337,30m² de área, 4397,88m² estão edificados, sem incluir a quadra de esportes descoberta, o campo de futebol suíço e a quadra de vôlei de areia.
            A Escola de Educação Básica Ruy Barbosa, em atividade há 58 anos, foi a primeira escola de 5ª a 8ª série e de 2º grau deste município.
            A partir de 2002 passou a ser escola exclusiva de ensino médio, com os cursos de Educação Geral e Magistério.
            Em 2008 contou com 700 alunos matriculados nos turnos matutino, vespertino e noturno; com 37 professores e 04 funcionários, sob a direção da professora Salvelina Maria Zatelli e do professor Arnildo Formigari.

            Tem como filosofia de trabalho desenvolver uma escola de qualidade, democrática e participativa visando a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, participativos e atuantes na sociedade na qual se encontram inseridos. 
Em 2014, revitalizou-se a secretaria da escola, com a abertura de uma porta de acesso da escola para a secretaria, balcão de atendimento e porta divisória entre o interior e exterior da escola. Nesse período procederam-se a inovações como máquina copiadora na sala dos professores, copiadora para os alunos sob responsabilidade do grêmio estudantil, reestruturação dos entes democráticos da escola como conselho deliberativo, APP e grêmio estudantil.
Em 2015 a escola implantou um sistema de internet moderno, com amplificadores de sinal em todos os locais da escola. 
Desde 2016, tem como Direto-geral o professor Juarez Márcio Galkowski.

No período de 2016 a 2018, a escola avançou para a modernização dos ambientes de aula com a instalação de computadores com internet via cabo, projetores e telas de projeção. Esse processo teve continuidade em 2019, com a modernização das entradas da escola com portões eletrônicos, sistema de interfone e campainha, laboratório de informática, sala de linguagens e laboratórios de Matemática, Física e Química. 


0 comentários:

Postar um comentário

 

Subscribe to our Newsletter